Resultado dos inquéritos de Fevereiro
Para o primeiro inquérito em que pergunta era qual a principal função do sistema imunitário obtivemos apenas 4 votos, dos quais 3 acertaram perfazendo a percentagem de 75% e 1 falhou perfazendo a percentagem de 25%, como mostra o gráfico seguinte.
Para o inquérito em que pergunta era quais são as duas grandes defesas do sistema imunitário, obtivemos 7 votos, dos quais 4 acertaram perfazendo a percentagem de 58% e 3 falharam, sendo que cada um desses 3 votos encontra-se distribuído por cada resposta errada, perfazendo assim a percentagem de 14% para cada resposta errada, como mostra o gráfico seguinte.
Com estes inquéritos podemos então concluir que a maior parte dos leitores sabe a principal função do sistema imunitário, ou seja sabe de uma maneira geral a função do mesmo, mas quando se pergunta algo específico como a pergunta do segundo inquérito verifica-se uma certa dificuldade na resposta do mesmo. Esperemos então conseguir fazer com que as pessoas percebam o funcionamento do sistema imunitário para que todos os nossos visitantes respondam correctamente.
Respostas dos inquéritos:
1. Qual a principal função do sistema imunitário? R: Proteger-nos dos constantes agentes externos e até mesmo internos
2. Quais são as duas grandes defesas do sistema imunitário? R: Defesa específica e Não específica
Postado por: Porta-voz (Nuno Patraquim)
Anticorpos ou Imunoglobulinas
- IgG: é a classe mais abundante no soro humano; pode atravessar a placenta, permitindo que a mãe transfira a sua imunidade para o feto. Existe também no colostro e no leite, tendo um papel vital na protecção do recém-nascido contra infecções.
- IgM: sob a forma livre existe exclusivamente no soro.
- IgA: Encontra-se essencialmente nas lágrimas, na saliva, na secreção nasal, no suor, no leite, no suco intestinal e no muco que reveste as mucosas, impedindo a penetração de germes patogénicos.
- IgD: Encontra-se essencialmente na superfície dos linfócitos B, funcionando como receptor antigénico. No soro aparece em baixas concentrações.
- IgE: Liga-se a basófilos e mastócitos e é responsável pelas alergias. No soro existe em concentrações muito baixas.
Logótipo
Postado por: todos os elementos do grupo.
IBMC - Descoberta
O estudo efectuado comprova a existência de uma origem ameríndia comum para a ataxia espinocerebelosa do tipo 10 (SCA10). Esta origem era até agora desconhecida e tinha suscitado diferentes debates ao longo dos últimos anos.
O SCA 10 apenas tinha sido encontrado em populações miscigenadas de origem portuguesa e espanhola com ameríndia. Os resultados demonstram que as famílias com SCA 10 da América Latina partilham um grupo de características genéticas que são transmitidas em conjunto ao longo de gerações.
As semelhanças genéticas indicam a presença de um antepassado comum. A hipótese de uma origem ameríndia da doença é reforçada pelo facto de esta mutação não estar presente na população portuguesa e espanhola.
No grupo das doenças raras com prevalência de menos de dez casos em cada 100 mil indivíduos, a prevalência da SCA10 é das menos frequentes. Em todo o mundo estão recenseadas apenas onze famílias com esta mutação.
Os investigadores consideram, no entanto, ser importante a realização de testes genéticos de despiste de SCA10 em populações com origem ameríndia da América do Norte e do Sul, por apresentarem um maior risco de possuírem esta mutação." 23 de Fevereiro de 2009
O Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) em conjunto com o Instituto de Engenharia Biomédica (INEB) constituem um grande centro de investigação científica na área das ciências da vida e da engenharia biomédica.
Postado por: Porta-voz (Nuno Patraquim)