O anticorpo, ou Imunoglobulina, é uma proteína específica, produzida pelos plasmócitos, que reage apenas com um determinado antigene, contra o qual foi produzido.
Os anticorpos actuam aderindo aos determinantes antigénicos existentes na superfície do corpo estranho, isto impede a multiplicação dos microrganismos e inibe a acção das toxinas.
A reacção do anticorpo contra o corpo estranho chama-se reacção antígeno-anticorpo, esta, atrai macrófagos que fagocitose tanto o anticorpo quanto o corpo estranho. Após este procedimento, o macrófago autodestrói-se (este processo é conhecido como autólise).
Esta reacção é favorecida pela estrutura química do anticorpo pois favorece o estabelecimento de forças electrostáticas ou de ligações de hidrogénio.
Os anticorpos são constituídos por 4 cadeias: 2 cadeias pesadas (H) e duas cadeias leves (L). As cadeias L são responsáveis pela especificidade do anticorpo, enquanto as cadeias H determinam o tipo de Imunoglobulina.


Tipos de Imunoglobulinas:
  • IgG: é a classe mais abundante no soro humano; pode atravessar a placenta, permitindo que a mãe transfira a sua imunidade para o feto. Existe também no colostro e no leite, tendo um papel vital na protecção do recém-nascido contra infecções.
  • IgM: sob a forma livre existe exclusivamente no soro.
  • IgA: Encontra-se essencialmente nas lágrimas, na saliva, na secreção nasal, no suor, no leite, no suco intestinal e no muco que reveste as mucosas, impedindo a penetração de germes patogénicos.
  • IgD: Encontra-se essencialmente na superfície dos linfócitos B, funcionando como receptor antigénico. No soro aparece em baixas concentrações.
  • IgE: Liga-se a basófilos e mastócitos e é responsável pelas alergias. No soro existe em concentrações muito baixas.


Podem ser monoclonais (que são anticorpos idênticos produzidos por um único clone de linfócitos B) ou policlonais (que são produzidos por diferentes clones de linfócitos B que foram activados por diferentes determinantes antigénicos do mesmo antigénio).



Postado por: Pedro Carvalho